Empréstimo consignado INSS: como funciona e como solicitar

O Empréstimo Consignado INSS é uma das modalidades mais interessantes para quem deseja evitar dívidas.

Anúncios

Isso porque, nesta alternativa, as parcelas são descontadas diretamente do benefício, de modo que as chances de inadimplência são baixas.

Então, se você é aposentado ou pensionista do INSS e precisa de uma grana, saiba que essa opção é a ideal para o seu perfil.

No material de hoje falaremos sobre esse assunto, a fim de apresentar as principais informações desta modalidade de crédito. Então, se deseja conferir, continue a leitura!

Empréstimo consignado INSS: livre de parcelas e fácil aprovação 

Caso você ainda não conheça o Empréstimo Consignado INSS, é provável que não tenha noção das facilidades oferecidas por ele, responsáveis por torná-lo tão popular.

Anúncios

O Empréstimo Consignado INSS é uma modalidade de crédito na qual as parcelas do empréstimo são descontadas diretamente da fonte, antes que o beneficiário receba a aposentadoria ou pensão.

Então, na prática, o cliente não precisa se preocupar com pagamento de parcelas, uma vez que já receberá o seu benefício com o desconto feito.

Essa característica é responsável por tornar essa modalidade de fácil aprovação, já que o próprio benefício serve como garantia e as chances de inadimplência são baixíssimas.

Assim, especialmente para quem enfrenta dificuldades para conseguir crédito por estar com o nome sujo, essa opção se mostra mais simples.

Vale dizer que, os valores cedidos variam de acordo com a margem consignável do benefício em questão, e as taxas de juros costumam ser mais baixas, em virtude do baixo risco para o banco.

Leia também: Carteira de Trabalho Digital: Como funciona? – Aceitei.

A quem esta modalidade de crédito se destina?

Como o próprio nome sugere, o Empréstimo Consignado INSS é destinado a beneficiários, aposentados ou pensionistas, do INSS.

Mas, não basta ser beneficiário, visto que a disponibilização de valores depende de alguns fatores, como:

Margem consignável:

O valor das parcelas do empréstimo não pode ultrapassar o limite de 35% do valor do benefício.

Comprometimento do benefício:

Caso o solicitante já tenha um empréstimo consignado, os valores de novas tentativas podem ser reduzidos ou até mesmo recusados, em virtude do limite de comprometimento da renda.

Por isso, antes de solicitar esse tipo de crédito é importante que você compreenda que, por lei, ele não pode comprometer a sua renda acima de 35%.

Desse modo, a liberação do valor é feita mediante análise prévia do seu benefício, embora não seja comum análise de score ou demais avaliações comuns a outros tipos de crédito.

Consignado INSS X Consignado privado: entenda as diferenças

Ao pesquisar por “Empréstimo consignado” no Google você se deparará com outras propostas, incluindo o famoso consignado privado. O que é isso?

O Consignado Privado nada mais é do que uma versão do empréstimo consignado destinado a trabalhadores de empresas conveniadas do setor privado.

Então, nessa modalidade, basicamente o cliente consegue um crédito para descontar direto da folha de pagamento, caso a empresa na qual trabalha seja conveniada ao banco em questão.

Então, a diferença entre ambas as propostas é que, o consignado INSS é apenas para beneficiários do INSS, já o consignado privado é mais abrangente.

Mas, vale destacar que as vantagens do privado não são tantas, quando comparadas às do INSS, visto que a garantia do benefício previdenciário é maior.

+Saque Aniversário do FGTS: o que é e como funciona?  – Aceitei.

Quais empresas oferecem o empréstimo consignado INSS?

Encontrar propostas de Empréstimo Consignado Privado é bem simples, visto que muitas instituições financeiras contam com esse serviço em seus catálogos.

O motivo para isso é bem simples: o consignado é de fácil aprovação e juros baixos, então, muitos clientes procuram pela modalidade.

Mas, é importante que você avalie as propostas cuidadosamente, visto que as taxas de juros e condições podem variar bastante de acordo com a empresa.]

Confira algumas opções:

  • Banco PAN
  • Banco do Brasil 
  • BMG
  • Crefisa
  • BV
  • PicPay
  • Banco Inter 
  • Banco Mercantil 

Vale dizer que as taxas de juros variam de acordo com o valor contratado, por isso, você deve avaliar a proposta antes de fechar o acordo.

Vale a pena aderir a esta modalidade?

Conforme conversamos anteriormente, o Empréstimo Consignado INSS se mostra uma opção mais vantajosa no que diz respeito à facilidade de aprovação e taxas de juros.

Estas facilidades se devem ao fato do consignado contar com uma garantia maior, visto que as parcelas são descontadas diretamente do benefício do INSS.

Mas, se por um lado temos essas vantagens, por outro temos que nos lembrar de que é um tipo de empréstimo descontado do salário, então, compromete a renda automaticamente.

Por isso, antes de solicitar é preciso que você tenha cuidado e avalie se este comprometimento não afetará sua vida durante todo o período.

Por fim, caso avalie todos os pontos e considere que é uma alternativa vantajosa e segura para a sua vida, certamente vale a pena aderir, visto que os benefícios valem muito a pena.

Então, faça uma pesquisa de mercado, a fim de encontrar a melhor proposta e aproveite as vantagens do Empréstimo Consignado INSS – juros baixos e facilidade de aprovação!

+Isso pode te interessar: Celular Seguro: o que é e como funciona o app do Governo – Aceitei.