FIES Social: oportunidade para inscritos no CadÚnico ingressarem na faculdade!

O FIES Social é uma novidade muito especial para os vestibulandos de 2023/2024, visto que ampliou as possibilidades do financiamento estudantil do Governo Federal.

Anúncios

E, se você já tentou aderir ao FIES, mas não conseguiu concluir o pedido por motivos relacionados à renda, saiba que as novidades trazidas ao programa podem mudar a sua situação.

Portanto, se deseja saber mais sobre o FIES Social, continue a sua leitura!

O que é o FIES Social?

O FIES é um programa de Financiamento Estudantil que tem por intuito ampliar as possibilidades de ensino superior à população menos favorecida financeiramente.

Isso porque, por meio dele, estudantes de baixa renda conseguem financiar um curso superior, a depender da nota do ENEM e das possibilidades de pagamento.

Anúncios

No entanto, quando falamos em financiamento, existem alguns tópicos sensíveis, que são: potencial de pagamento do solicitante e valores de entrada.

Por mais que as possibilidades de pagamento do FIES fossem vantajosas em virtude da ampliação do prazo de pagamento e menor incidência de juros, estes tópicos ainda tiravam muita gente dessa “corrida pela oportunidade do ensino superior”.

Isso ocorria especialmente à parcela mais pobre da população, que não conta com valores de entrada, e por vezes, não pode oferecer renda ou perfil de crédito como garantia.

O FIES Social foi criado justamente para mudar essa situação, visto que permite aos inscritos no CadÚnico o financiamento de 100% do curso, e ainda reserva 50% das vagas para essa modalidade.

Assim, quem antes ficava fora da disputa, agora tem a chance de dar a volta por cima e concluir o sonho do ensino superior!

Isso pode te interessar: FIES; Fundo estudantil, vale a pena? – Aceitei.

Quem tem direito ao FIES Social?

Embora as mudanças anunciadas para o FIES em 2024 animem boa parte dos vestibulandos, é importante salientar que estas não valem para todos os candidatos.

Isso porque, conforme explicamos, as vagas do FIES Social correspondem a 50%, de modo que a outra metade segue com as mesmas regras e possibilidades.

Para ter direito ao FIES Social é preciso atender aos requisitos, sendo o principal deles a inscrição no CadÚnico.

Além desse critério, o candidato ainda deve comprovar renda per capita familiar de até ½ (meio) salário mínimo, ou R$ 706,00.

Com isso, fica esclarecido que beneficiários de programas como o Bolsa Família e Pé de Meia têm direito a esta nova cota, visto que os requisitos para todos os programas são os mesmos.

Vale dizer ainda que o candidato deve atender aos demais requisitos do FIES regular, os quais você pode conferir no link abaixo.

Clique aqui para conferir os requisitos do FIES: Obter financiamento FIES (www.gov.br).

Veja como funciona o processo de inscrição 

A inscrição para o FIES Social ocorre da mesma forma que o FIES regular, ou seja, o candidato tem duas oportunidades por ano.

Isso porque, conforme explicamos, o FIES Social não é um programa diferente, visto que corresponde a 50% das vagas disponibilizadas, enquanto a outra metade é oferecida normalmente.

Em 2024 o processo de inscrição se encerrou em 15 de março, de modo que a pré-seleção para quem está na lista de espera vai até 30 de abril.

Mas, é importante dizer que essa é apenas a primeira abertura de processo seletivo, visto que outra ocorrerá perto da metade do ano.

Por isso, fique de olho nas atualizações do FIES, a fim de acompanhar aberturas e resultados de processos seletivos.

Vale dizer que, se você não participou do primeiro processo, ainda pode participar do segundo, e para aderir ao FIES Social, deve providenciar a inscrição no CadÚnico.

O que é a lista de espera para o FIES Social?

A lista de espera é um recurso que serve para armazenar dados dos candidatos que não conseguiram, por pouco, uma vaga por meio do processo seletivo regular.

Isso significa que, se haviam, por exemplo, 20 vagas e você ficou em 22º lugar, é bem provável que seja selecionado na lista de espera.

Estas vagas costumam vir de desistências, desclassificações ou até mesmo de candidatos que não se apresentaram para o processo de conclusão do FIES.

Em geral, o período da lista de espera costuma ocorrer poucas semanas depois do prazo da lista regular, então, fique de olho.

Vale dizer que, a lista de espera vale tanto para o FIES Social, quanto o regular, mas, se você está concorrendo ao Social, deve saber que só conseguirá uma vaga se a oportunidade que surgir corresponder aos 50% destinados a esta cota.

Mas, você receberá informações pelos seus meios de contato, além de poder conferir no Portal do Participante do FIES o resultado de cada etapa do processo seletivo.

Por fim, agora que você já está por dentro de todas as informações do FIES Social, fique de olho para não perder oportunidades em 2024!

+Leia também: FIES: E as Mudanças no Ensino Superior – Aceitei.