Saiba como sacar o seu FGTS.

O saque do FGTS, ou Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, é um direito de todo trabalhador com carteira assinada no Brasil.

Anúncios

Este benefício foi criado para proteger o trabalhador em situações específicas, como demissão sem justa causa, aposentadoria, doenças graves, entre outras circunstâncias previstas em lei.

Para sacar o FGTS, o trabalhador deve estar ciente das diferentes modalidades de saque e das condições estabelecidas para cada uma delas.

Em casos de demissão sem justa causa, por exemplo, o trabalhador tem o direito de sacar o valor total depositado pela empresa, acrescido da multa de 40% sobre o montante depositado.

Já em situações de aposentadoria ou doenças graves, o saque pode ser realizado mesmo que o trabalhador ainda esteja empregado

Anúncios

É importante ressaltar que a Caixa Econômica Federal é o órgão responsável pela administração do FGTS, e é por meio dela que o trabalhador pode realizar o saque. A Caixa disponibiliza calendários de saque, informando as datas em que os trabalhadores podem realizar o saque, de acordo com o mês de nascimento ou outro critério estabelecido.

Com as recentes mudanças na legislação trabalhista, novas modalidades de saque do FGTS foram criadas, como o saque-aniversário e o saque emergencial.

Saque aniversário

No saque-aniversário, o trabalhador tem a opção de sacar uma parte do saldo do FGTS anualmente, no mês de seu aniversário.

Saque emergencial

Já o saque emergencial foi uma medida adotada pelo governo em resposta à pandemia de Covid-19, permitindo o saque de até um salário mínimo por trabalhador.

Como sacar o FGTS?

O saque do FGTS pode ser realizado de diferentes formas, dependendo da modalidade de saque e da situação do trabalhador. As principais formas de saque são:

  • Agências da Caixa Econômica Federal
  • Terminais de autoatendimento da Caixa
  • Via aplicativo FGTS
  • Pelo Internet Banking da Caixa
  • Saque nas lotéricas
  • Saque em correspondentes Caixa Aqui
COMO SACAR O FGTS Confira a principal forma para você sacar o seu FGTS