Auxílio-Gás: O que é e como solicitar o benefício? 

Com o Auxílio-Gás, milhões de famílias brasileiras dizem adeus a conta de gás e podem dar um respiro para seu orçamento familiar


Anúncios

O preço do gás de cozinha tem pesado cada vez mais no bolso dos brasileiros, especialmente das famílias de baixa renda. 

Para amenizar esse impacto, o governo federal criou o Auxílio-Gás, um programa social que ajuda a comprar botijões de gás de 13 kg a cada dois meses.

CADÚNICO Como acessar os benefícios do governo

Mas o que é o Auxílio-Gás, quem tem direito e como receber esse benefício? 

Neste artigo, vamos responder essas e outras dúvidas sobre esse programa, que pode fazer a diferença no seu orçamento doméstico. Acompanhe!  

O que é Auxílio-Gás?

Anúncios

O Auxílio-Gás é a mão amiga do governo federal que ajuda milhões de famílias brasileiras a colocarem gás na cozinha. 

Criado em 2021, o programa oferece um escudo contra o alto custo do botijão, garantindo o acesso a esse item essencial para o dia a dia.

Ele foi criado para diminuir o efeito do preço do gás de cozinha sobre o orçamento das famílias de baixa renda. 

O benefício consiste em um valor variável, que representa pelo menos 50% da média do preço nacional de referência do botijão de 13 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP) dos 6 meses anteriores, calculado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Todavia, em 2023 o valor desse benefício mudou, ele começou a fornecer o valor integral de um botijão de gás. 

Dessa forma, a proteção as famílias atendidas foi ampliada, seguradas pela Medida Provisória 1.155/2023.

Assim, o Auxílio-Gás repassa, a cada dois meses, o valor integral do botijão de gás.

Infográfico: O que é e como funciona o Auxílio-Gás

O pagamento desse benefício segue o calendário do Bolsa Família e é feito em conta digital ou bancária. 

Quando a família não essa a esse canal, a Caixa disponibiliza outros meios para que as famílias tenham acesso ao benefício financeiro.

O Auxílio-Gás é um benefício temporário, pessoal e intransferível e não gera direito adquirido. 

Além disso, ele pode ser acumulado com outros benefícios, auxílios e bolsas do Programa Bolsa Família e não é computado como renda no Cadastro Único. 

Portanto, não deixe de ver se tem direito, sem dúvidas, será uma ajuda que fará toda diferença em sua renda familiar. 

Quem tem direito ao Auxílio-Gás?

Esse benefício se destaca por ser bem amplo e não ter muitas exigências na solicitação. 

A principal exigência para ter acesso, é ser baixa renda. Mas além do critério de renda, você tem precisa atender as seguintes exigências.

Em primeiro lugar, precisa estar inscrito CadÚnico, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional.

Com o salário mínimo deste ano (2024), a renda per capita não deve ultrapassar o valor de  R$ 706.

Outro fator que pode te dar direito aos benefícios é ter entre os membros residentes no mesmo domicílio quem receba o Benefício de Prestação Continuada da assistência social (BPC).

Ser preferencialmente de uma família com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência, também te dá direito ao benefício. 

A seleção das famílias beneficiárias é feita diretamente a partir do Cadastro Único, portanto, o único passo a ser tomado pelos interessados é fazer o cadastro no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da sua cidade. 

Mas a inscrição não garante o recebimento: as famílias que se enquadrem nos critérios serão selecionadas para receber o benefício. 

Como consultar o Auxílio-Gás?

A adesão ao programa é feita automaticamente, ou seja, não precisa se cadastrar ou aderir. Basta atender aos critérios e estar cadastro no Cadastro Único. 

Entretanto, se você quer saber se tem direito ao Auxílio-Gás e se o benefício já está disponível para saque, você pode consultar de duas formas:

  • Pelo site da Caixa Econômica Federal, na página do Auxílio-Gás. Basta informar o número do CPF, do NIS ou do e-mail e a senha cadastrada;
  • Pelo aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS. Após fazer o login, basta clicar na opção Auxílio-Gás e verificar o saldo e as datas de pagamento.

+ Cadastro Único: Tudo o que você precisa saber para receber benefício do governo

Conclusão

Enfim, o Auxílio-Gás é um programa social que visa reduzir o impacto do preço do gás de cozinha nas famílias de baixa renda, especialmente as que sofrem com a violência doméstica. 

O benefício é pago a cada dois meses, seguindo o calendário do Bolsa Família, e pode ser sacado em conta digital ou bancária.

Para ter direito, é preciso estar inscrito no Cadastro Único ou receber o BPC, além de ter uma renda familiar per capita de até meio salário mínimo. 

A consulta ao benefício pode ser feita pelo site da Caixa ou pelo aplicativo Caixa Tem.

Como pode ser somada a outros benefícios financeiros do governo, pode trazer esperança e mais qualidade de vida para as famílias que vivem em vulnerabilidade social.

Portanto, caso tenha direito, vá até aos CRAS da sua cidade e faça e se inscreva no CadÚnico. 

+ Aplicativos para assistir futebol ao vivo pelo smartphone