Realidade aumentada: o que é e principais recursos 

Se você já usou um filtro para ver animais no ambiente, saiba que já viu a Realidade Aumentada de perto.

Anúncios

Embora muitos acreditem que só é possível ter esse tipo de experiência com óculos específicos ou equipamentos especiais, saiba que até mesmo com o seu navegador dá para aproveitar as vantagens do recurso.

Mas, quais são essas vantagens? Essa tecnologia é realmente útil, ou serve apenas para diversão? Como se dá sua aplicação no mundo real?

Responderemos essas e outras dúvidas no conteúdo de hoje, por isso, se deseja compreender o assunto sem complicações, continue a leitura!

O que é Realidade Aumentada?

Quando a Realidade Aumentada surgiu no mercado, muitos a consideraram uma bizarrice, e parte disso se deve aos famosos óculos de RA.

Anúncios

Isso porque, para quem está vendo de fora, ter uma pessoa movimentando o corpo e agindo como se estivesse em outra realidade pode parecer estranho mesmo.

Mas, só quem já vivenciou a tecnologia sabe a sensação que é sentir-se num outro mundo, ou até mesmo visualizar no ambiente algo que não está realmente ali.

Partindo para o conceito, a Realidade Aumentada é um tipo de tecnologia que permite sobrepor informações virtuais no mundo real.

Então, na prática você consegue visualizar no ambiente elementos virtuais por meio de câmeras ou telas.

No caso, se você pesquisar nome de algum animal no Google, como “porquinho-da-índia”, selecionar a opção “ver em 3D” e depois “veja em seu espaço”, poderá ver a RA na prática. 

Então, essa é uma tecnologia muito útil, uma vez que proporciona experiências virtuais mais imersivas e próximas à realidade.

++A Ascensão dos NFTs: O Que Você Precisa Saber – Aceitei.

Principais utilidades da Realidade Aumentada

Conforme vimos anteriormente, a Realidade Aumentada é um recurso tecnológico muito interessante para quem busca experiências virtuais imersivas.

Isso porque, com ela é possível aplicar elementos ao mundo real, o que passa a impressão de estar vendo aquilo presencialmente.

Mas, embora alguns considerem isso uma simples diversão para crianças e adolescentes, saiba que a RA também se aplica ao meio profissional.

Dito isso, veja abaixo de quais maneiras o recurso pode ser útil:

Design e arquitetura

Se você deseja comprar uma mesa, mas não sabe se ficará adequada em seu espaço, saiba que a Realidade Aumentada será muito útil para isso.

Isso porque, com a tecnologia você pode simplesmente aplicar virtualmente a mesa que deseja no espaço, o que ajuda a saber se o design e o tamanho são adequados.

Vale dizer que muitas lojas do setor já disponibilizam a tecnologia em seus sites, então, é um ótimo auxílio para compras certeiras.

No entanto, para profissionais da área de design e arquitetura a RA pode tornar o dia a dia muito mais simples.

Afinal, é mais fácil apontar o celular para a parede e visualizá-la de outra cor, do que tirar uma foto e editá-la, não é?

Por isso, para quem deseja criar modelos de design certeiros, certamente esse recurso é muito útil para poupar tempo e dinheiro.

Jogos e entretenimento 

Embora a imaginação seja um fator importante para jogos e entretenimento, contar com a Realidade Aumentada nestes setores torna as experiências ainda mais interessantes.

Afinal, num jogo de corrida o que você prefere: sentir-se o próprio piloto, ou ficar de fora, vendo todas as ações pela tela?

O mesmo vale para um jogo de terror, por exemplo, onde a experiência pode se tornar mais interessante caso você se sinta dentro do cenário.

Além disso, a RA evita distrações e interrupções, já que ao colocar os equipamentos para jogar todo o mundo ao redor se silencia, e passa a valer para os sentidos apenas o que está sendo observado com a tecnologia.

Por isso, num mundo onde as pessoas anseiam por opções de entretenimento completas e imersivas, apostar na RA em jogos é uma excelente estratégia de atração de público.

Medicina 

Se você já passou pela situação de visualizar o tamanho do problema de um osso quebrado apenas após ver o raio-x, certamente entende o poder da RA para a medicina.

Nesta área, a Realidade Aumentada pode ajudar a explicar ao paciente qual problema está enfrentando, ao colocar uma imagem virtual sob a área afetada.

Além disso, também é possível facilitar diagnósticos, especialmente em áreas como a fisioterapia, onde a imagem virtual acompanha o movimento real do corpo, assim fica mais fácil identificar quais músculos ou tendões estão comprometidos.

Outra grande vantagem da RA na área da saúde é para os estudos, afinal, com ela um profissional pode se ver num procedimento cirúrgico, por exemplo, o que lhe ajuda a adquirir experiência e confiança.

Indústria 

Na indústria a Realidade Aumentada é muito útil para otimizar processos e facilitar a visualização de recursos.

Isso porque, nessa área a RA é utilizada para apresentar planilhas e gráficos de controle em tempo real, assim, o profissional consegue acompanhar o andamento dos processos com muito mais facilidade.

Vale dizer que essa tecnologia ainda não é tão comum no setor, sendo mais popular em empresas adaptadas à Indústria 4.0. Mas a previsão é que isso mude nas próximas décadas.

Recursos para utilização da Realidade Aumentada

Embora já exista a um bom tempo no setor de entretenimento, a Realidade Aumentada ainda é uma tecnologia em teste, por isso, os recursos para utilizá-la ainda são limitados.

Dito isso, a forma mais fácil de visualizar é com os famosos óculos de RA, que funcionam como telas que integram os mundos real e virtual.

Mas também existem câmeras especiais e até mesmo dispositivos como tablets e smartphones com essa tecnologia.

De todo modo, a tendência é que a RA seja integrada a dispositivos e mecanismos de busca, como ocorreu com os tradutores simultâneos e as IAs, por exemplo.

Isso já existe em sites de compras, que permitem visualizar os móveis no ambiente, ou com o recurso de animais 3D do Google, que apresentamos anteriormente.

Então, a tendência é que isso se popularize mais, e até mesmo por filtros de redes sociais seja possível visualizar elementos virtuais em ambientes.

Por fim, agora que você já conhece a tecnologia, o que acha de buscar meios de testar a RA? Certamente serão bons momentos de descontração.

Isso pode te interessar: Tecnologia verde: o que é, exemplos e vantagens – Aceitei.

Em alta