Passe Livre a Desempregados: CPTM, EMTU e Metrô

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o Metrô de São Paulo oferecem um benefício para quem está desempregado: Passe Livre.

Anúncios

Esse benefício permite que pessoas sem trabalho utilizem o transporte público gratuito, facilitando o acesso a entrevistas de emprego. Ao mesmo tempo a outros compromissos essenciais durante a busca por uma nova oportunidade.

Para solicitar o Passe Livre, é preciso estar há, pelo menos, um mês desempregado e ter trabalhado com carteira assinada no mínimo seis meses.

O interessado deve comparecer a uma das estações da CPTM ou do Metrô com documentos: RG, CPF, carteira de trabalho e a carta de demissão.

A análise dos documentos é no próprio local, e, se aprovado, o benefício é de forma rápida.

Anúncios

Com o Passe Livre, o usuário tem direito a viajar gratuitamente em toda a rede da CPTM e do Metrô por 90 dias. Ao passo que poderá renovar se a pessoa continuar sem emprego nesse período.

Essa iniciativa é uma grande ajuda para os trabalhadores que estão em busca de recolocação no mercado de trabalho. Ainda mais que o custo diário com transporte pode ser um obstáculo para muitos.

Passe livre, esqueça as passagens pagas

Com o Passe Livre, fica mais fácil se deslocar para entrevistas e resolver questões burocráticas sem se preocupar com a passagem.

O programa de passe livre é um exemplo de como o transporte público pode atuar como aliado na superação das dificuldades do desemprego.

Os prestadores de serviços da Secretaria de Transportes Urbanos – CPTM, STM – Metrô- EMTU, tem acesso a meios para serviços de transporte ferroviário.

O objetivo é permitir que funcionários que prestam serviços continuem comprando e administrando imóveis. Acima de tudo como parte das tarefas do dia a dia das empresas de segurança e transporte associadas.

Portanto, podemos solicitar uma Credencial para Trabalhadores que perderam o seus empregos, será para entrega gratuita ao sistema municipal.

Como o certificado, tem validade por 3 meses e funciona de forma semiautomática, demitidos de 30 a 180 dias.

Confira como pedir o recurso

Como aplicativo de usuário aos nossos profissionais que têm mais de um mês que está sem emprego podem solicitar o benefício no sistema de serviços. Além disso oferece acesso integrado gratuito à CPTM e Metrô.

A emissão do certificado na estação Palmeiras-Barra do caixa da CPTM, no período da tarde (exceto feriados), a partir das 8h. até às 16h.

Certamente munido dos seguintes documentos: RG (ou documento oficial com foto), CPF, folhas de ponto, dados físicos ou digitais. Assim também a última compra permanente e documento que permita a desistência do último contrato de trabalho.

Os passageiros devem exibir o RG e a carteira de motorista aos funcionários para adentrar no metrô ou na CPTM.

Você pode usar os bilhetes especiais do desempregado que estao em posse dos passageiros para passar, isto é, nos testes.

Mais informações podem ser pelo telefone 0800 055 0121 ou pelos sites www.cptm.sp.gov.br e www.metro.sp.gov.br.

Um aumento de quase 10% em relação ao período anterior, quando quitados 22.376 requerimentos.

Transporte intermunicipal como requerimento para usuários. No caso da EMTU, não há como morar ou trabalhar sem o último cadastro na região do ABC Paulista para o usuário.

No distritos será preciso colher informações no site uma vez que no município de Mauá, no ABC, não há acesso a hospedagem. A saber para quem mora fora das imediações do Corredor Metropolitano.

Observação: o requerente deve fazê-lo com mais de 2 meses desempregado e menos de 6 meses desemprgado (60 a 180 dias). EX: Mais de 1 mes e menos de 6 meses sem um emprego.

Passe Livre, sujeita a STM

Documentos para requerer Telefones
Contrato de trabalho ou Carteira de Trabalho4341-1175, das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00.
RG ou documento com foto, CPF, folhas de ponto, dados físicos ou digitais0800 055 0121 dia e noite
Como passageiro devem exibir o RG ou a carteira de motorista aos funcionários ou pelos sites www.cptm.sp.gov.br – www.metro.sp.gov.br

O cartão tem validade de 28 dias nas dependências e deve ser pelo telefone 4341-1175, das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00.

Porém precisará exibir um contrato de trabalho contendo informações sobre entrada e saída após o horário de trabalho de um cartão físico. Bem como compravante de residencia em nome do requerente original e atual; cartão de cidadão ou CNH original e rescisão de contrato como aprovado.

Futuramente, precisaremos dos seguintes documentos: um cartão físico empresarial e o original se você fez o último registro com um cartão digital na Internet.

Onde usamos ônibus da EMTU, trens do metrô, CPTM e as linhas 4-Amarela, 5-Lilas, 8-Diamante e 9-Esmeralda, essas quatro últimas rotas consideradas privadas. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, que não faz parte do interior do Estado, também está sujeita ao STM.

Passe livre aos desempregados
como solicitar
Ir para o site

A empresa de transporte secretarial Metropolitanos A STM conseguiu transportar em torno de 9 milhões de passageiros durante o dia usando serviços municipais em dias diferentes.

Em alta